Reservas Online 24h:
(73) 3632-7022

Blog

img/imgheader1.jpg

Passeio de observação de baleias em Ilhéus-BA

IOS Whale Whatching

Postado por Praia Bela, em 03/09/2016 | 14:36

 

A baleia jubarte (Megaptera novaengliae) possui ampla distribuição pelos oceanos formando ao todo sete populações.  A população que ocorre na costa brasileira se desloca todos os anos das águas geladas da Antártida, onde se alimentam de um minúsculo crustáceo chamado krill e seguem para as águas tropicais do Brasil com o objetivo de reproduzir e amamentar seus filhotes. Apesar das jubartes ocorrerem por toda a costa brasileira, desde Rio Grande do Sul até Rio Grande do Norte, é no sul da Bahia que ocorre a maior concentração de baleias, sendo o Banco dos Abrolhos a principal área de reprodução, considerado o maior berço reprodutivo da espécie. Durante a temporada reprodutiva, que tem início em julho e ocorre até novembro, é possível observar esses gigantescos e encantadores animais por meio do turismo de observação de baleias, o Whale Watching.

O turismo de observação de baleias vem crescendo em todo o mundo como consequência direta do fim das atividades de caça, sendo uma eficiente ferramenta para a conservação não apenas da espécie como também de todo o ecossistema. Alguns estudos apontam que durante o período de caça, a população brasileira foi reduzida em 90 a 95%, sendo quase extinta. No entanto, a espécie vem se recuperando e a estimativa mais recente indica que a população da baleia jubarte esteja entre 17 a 20 mil indivíduos para a costa brasileira.

No Brasil, o turismo de observação de baleias é regulamento por uma portaria do IBAMA que estabelece normas para prevenir e coibir o molestamento intencional de cetáceos em águas jurisdicionais brasileiras. Dessa forma, o passeio com a IOS Whale Watching é monitorado por biólogos especialistas em cetáceos para assegurar que não ocorram perturbações indevidas aos animais.

Para ter uma experiência inesquecível e ver de perto uma baleia jubarte entre em contato com IOS Whale Watching e agende um passeio.

Fonte: Instituto de Baleia Jubarte

By Eliza

340 visualizações
FAÇA SUA RESERVA ONLINE 24H