Buscar
  • Praia Bela

Venha experimentar o Acarajé da Bahia!


Foto: http://www.curtamais.com.br/goiania/onde-comer-acaraje-em-goiania

Um dos mais emblemáticos quitutes da cozinha baiana não poderia deixar de ser o acarajé. Um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, temperado com cebola e sal. Após ser frito no azeite de dendê, o bolinho é cortado ao meio e recheado com vatapá, uma espécie de molho feito com camarão seco, pimenta e cebola, tudo bem triturado e frito no azeite-de-dendê. É muito semelhante ao abará, outro prato da culinária baiana.

A palavra Acarajé é proveniente da língua africana ioruba, nesta língua o nome do quitute é composto pelas palavras akará que significa bola de fogo e jé, que é comer, ou seja, comer bola de fogo.

O nome desse prato típico surgiu a partir de uma lenda de um casal de orixás; Xangô (orixá dos raios, trovões, fogo e justiça) e sua esposa Iansã, uma deusa responsável pelos ventos e tempestades. A lenda conta que Iansã procurou Ifá, um oráculo africano, para buscar comida para o marido Xangô. O oráculo falou para a esposa que quando o marido comesse deveria contar para o povo. Ao partir, Iansã desconfiou e comeu antes de levar a ele, porém nada aconteceu. Quando chegou em casa, deu o akará a Xangô e falou as recomendações. Quando comeu foi contar ao povo e o fogo saiu de sua boca. Iansã ficou nervosa e correu para ajudá-lo, mas de sua boca também saiu fogo e o povo começou a chamá-lo de grande rei do fogo.

Na Bahia, é um dos produtos mais vendidos nos tabuleiros das baianas.. A venda deles começou durante a escravidão dos negros no Brasil, onde as escravas de ganho trabalhavam nas ruas vendendo quitutes. Atualmente, é vendido por mulheres com roupas brancas, saia bem rodada e turbante seguindo o ritual, são conhecidas como Baiana de acarajé, popularmente chamada de Baiana. Geralmente, no momento da venda, as baianas perguntam para turistas se desejam acarajé quente (apimentado) ou frio (sem pimenta).

O acarajé e o abará, podem ser facilmente encontrados em diversos pontos de Ilhéus, porém existem as baianas mais famosas, dentre elas podemos destacar o Acarajé da Irene que fica no centro da cidade. Não deixe de experimentar!

#acarajé #bahia #pimenta #abará

62 visualizações

Rodovia Ilhéus - Olivença - KM 2,5 - Praia dos Milionários