Buscar
  • Praia Bela

As 7 incríveis coisas para fazer em Ilhéus/BA


Conhecida no Brasil e no mundo como terra do cacau e de Jorge Amado, Ilhéus conta com praias paradisíacas, fazendas de cacau bastante famosas e um centro histórico que tem muita história a contar.

A Mata Atlântica preservada envolve a cidade com sua vasta biodiversidade. Ainda que tenha seu viés turístico e uma ótima estrutura, Ilhéus mantém seu charme dos tempos dourados do cacau.

Aqui vão sete coisas imperdíveis para se fazer em Ilhéus. Um roteiro divertido que irá agradar a toda família

1 – Litoral de Ilhéus

A maior parte das praias do sul de Ilhéus possuem uma ótima infraestrutura, com bares, quiosques e ótimos hotéis e pousadas, que por estarem nesta região da cidade, são os estabelecimentos mais badalados. Dentre os hotéis e pousadas podemos destacar a Pousada Praia Bela que está situada na Praia dos Milionários.

As praias que ficam no litoral norte também são muito bonitas, porém mais rústicas e menos visitadas, por conta da pouca infraestrutura e por ser um pouco mais longe do centro. Já no centro da cidade, as praias são mais voltadas para diversão familiar e entre amigos, com incentivo a prática de esportes náuticos e na areia.

Para conhecer o litoral sul, é recomendado pelo menos dois dias de passeio, assim é possível desvendar muitas das belezas que as praias de Ilhéus reservam. O passeio começa pela Praia dos Milionários que ganhou este nome por conta das grandiosas construções que ali estavam nas épocas áureas dos barões do cacau. Com águas calmas e envolvida por vegetação nativa e seus coqueiros, esta praia te convida para uma boa caminhada e é ideal para receber famílias e crianças.

Praia dos Milionários

A Praia do Cururupe também convida o visitante a caminhar em suas areias extensas, tendo como som de fundo, as águas do mar um tanto agitado. Por ter ondas bastante fortes, esta praia é indicada somente para a prática de surf. Ao lado fica o rio Cururupe, com suas águas calmas e recomendadas para o banho.

Praia de Cururupe

A Praia Back Door é a queridinha dos praticantes de surf. Com ondas perfeitas e paisagem encantadora esta praia recebe campeonatos nacionais e internacionais. Uma boa prática para a família é aproveitar as piscinas naturais que se formam na maré baixa.

Praia Backdoor

Tida como a praia mais bonita da região a Praia de Batuba tem onda que podem chegar a 2 metros de altura e tem uma correnteza bastante forte, o que a torna não recomenda para mergulho. Tida como rústica, a praia conta com charmosos bares que são costumeiramente decorados por cabanas que unem-se perfeitamente com a paisagem cercada de coqueiros e recifes.

Praia de Batuba

Outras praia também são bastante frequentadas por quem busca conhecer as praias de Ilhéus, sendo elas a praia Cai N’Água, praia dos Milagres onde há estátuas cravadas nas pedras com rabos de sereias e a imagem de Iemanjá, a praia do Jairi de águas calmas para quem procura um dia de calma e contemplação e a praia de Acuípe que está localizada entre as fazendas de cacau.

2 – Um tour pela estrada de chocolate

A Estrada do Chocolate passa pelas cidades de Ilhéus e Uruçuca, chegando por fim à BR 101. No roteiro estão 16 atrativos onde os turistas podem conhecer a cultura do cacau, aproveitar a visitação às fazendas para acompanhar a produção do chocolate. Além das fazendas ainda podem encontrar sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. O roteiro inclui ainda fábricas do parque moageiro de cacau, fábricas de chocolate gourmet, fazendas de cacau com ricos acervos histórico-arquitetônico, Estação Rio do Braço que é sede do antigo distrito de Ilhéus, a Biofábrica do Cacau, dentre outros atrativos.

Veja uma matéria completa sobre esta rota clicando aqui!

3 – Um passeio pelo centro histórico

Com construções típicas muito bem preservadas e mantendo seus traços originais desde a época de ouro do cacau, o centro de Ilhéus reserva ao visitante momentos de imersão ao passado, ao caminhar pelo Bar Vesúvio, Sorveteria Ponto Chic, Bar Barrakitika, a Catedral de São Sebastião, a Igreja São Jorge e o Teatro Municipal de Ilhéus.

Bataclan

O Centro Histórico é bastante conhecido pelas páginas da literatura de Jorge Amado. Um dos estabelecimentos mais conhecidos é o Bataclan, que no livro Gabriela escrito por Jorge Amado é descrito como um cabaré e hoje é um centro cultural.

4 – Passeio pela Estrada Parque

A primeira estrada totalmente construída para que o viajante possa aproveitar tudo o que a natureza tem a oferecer. A estrada invade a Mata Atlântica dando acesso a praias desertas, rios, cachoeiras e muitos outros atrativos com um belo cenário natural.

Mirante Serra Grande

Com uma ótima estrutura, a estrada oferece restaurantes, ciclovia e uma força tarefa que protege os animais silvestres da região. Com retas e bastante curvas, a estrada sai de Itacaré e termina na estrada da Lagoa Encantada e oferece um incrível visual, o que é um convite a deixar a velocidade baixa para poder observar tudo ao redor.

5 - Conhecer a primeira fábrica de chocolates caseiro do Nordeste

“Chocolates Caseiros Ilhéus” é a primeira fábrica de chocolate criada no Nordeste e mantém os processos artesanais para fabricar seus chocolates até hoje. O visitante assiste as fases de produção do chocolate até chegar a lojinha que está presente no local. Também está disponível para as crianças, uma divertida fazendinha.

6 – Lagoa Encantada

A visão da lagoa impressiona - são 6,4km² cercados por mata nativa de uma Área de Preservação Ambiental (APA) e está a 34 km do centro de Ilhéus (sendo 12 km em estrada de terra), a lagoa é acessível também através das agências de turismo locais que oferecem um roteiro incluindo traslado, barco e refeições.

Um pequeno vilarejo, a Vila Lagoa Encantada, também oferece passeios de barco e canoa. Para conhecer toda a extensão da lagoa é se "encantar", é preciso contratar um barco (que atravesse a vegetação que cobre a água) que leve até o "ponto final" da lagoa. Por lá, desembocam duas cachoeiras, uma de frente para a outra. A pedida é mergulhar no encontro delas e tomar uma relaxante ducha natural. Programe a volta para o fim da tarde - o pôr do sol é espetacular!

Os tours que saem de Ilhéus duram quatro, seis ou oito horas. Todos dão uma volta completa pela lagoa. A região oferece, ainda, duas trilhas demarcadas, com belos cenários.

7 – Casa de cultura Jorge Amado

A Casa de Cultura Jorge Amado é um palacete reformado e que exibe roupas, fotos, objetos pessoais e documentos que contam a vida do escritor desde sua infância. Nascido em Itabuna, Jorge Amado passou a maior parte da infância e a adolescência nessa casa construída pelo seu pai. Foi ali que começou a escrever seus primeiros textos.

#ilhéus #passeios #roteiros #turismo #litoral #praiadosul #praiadonorte #batuba #backdoor #Cururupe #oquefazer #chocolate #cacau #suldabahia #praiabela

113 visualizações

Rodovia Ilhéus - Olivença - KM 2,5 - Praia dos Milionários