(73) 3191-1300

top of page
Buscar
  • Foto do escritorPraia Bela

Ecoturismo em Ilhéus! Venha conhecer!


Você provavelmente imagina que ao viajar para a Bahia irá encontrar somente praias paradisíacas e comida regional com bastante dendê não é mesmo? Errou! Conhecer mais a fundo a Costa do Cacau no sul do estado, é sair do óbvio e se surpreender. Cachoeiras, trilhas, fazendas antigas e até um vilarejo quase fantasma são algumas das incríveis surpresas.

Escolhemos alguns atrativos para que você pode desfrutar do ecoturismo na região de Ilhéus.

Surf

Ilhéus é conhecida por ser um dos points do surf do Nordeste brasileiro. Dificilmente as ondas ultrapassam 6 pés, mas a qualidade das praias nunca deixam a desejar. Dentre as praias mais frequentadas para o surf, destacamos:

Batuba – Tem boa formação de onda para os dois lados. Essa praia é a mais frequentada pelos surfistas locais de Olivença.

Back Door – Entre os meses de maio até meados de setembro, quando costumam entrar grandes ondulações de sul e sudeste, paredes extensas com sessões de tubos e manobras fazem a festa dos surfistas da região.

Milionários – Fica situada na estrada que liga Olivença a Ilhéus. Tem boa formação para ambos os lados e é bastante frequentada pelos surfistas vindos de Itabuna, uma cidade vizinha a Ilhéus.

Catedral – A principal praia dos surfistas de Ilhéus, a Catedral é o pico mais acessível da cidade, pois o mesmo está praticamente no seu centro. Nesse pico quebram boas ondas para os dois lados e o fundo é de areia.

Hawaizinho – Segundo os locais, este é o melhor pico da região, fundo de areia formado pela foz do rio Almada rolam ondas com excelente formação para os dois lados.

 

Engenho Santana

Ao navegar no rio do Engenho a bordo de uma chalana, você pode avistar a Av. Dois de Julho, uma antiga zona portuária e comercial que hoje abriga bares e restaurantes, o porto antigo, e também o hidroporto, além de passar pela ponte Lomanto Júnior - que liga Ilhéus ao bairro Pontal. Este caminho mostra de perto as belezas históricas da região, como a enseada Sapetinga e o canal Fundão que foi construído pelo Jesuítas para facilitar o acesso das canoas que traziam o cacau da Bacia do rio Almada para o porto.

Os manguezais fazem parte do caminho ao povoado do Engenho de Santana, que pertenceu à Condessa de Linhares, filha de Mem de Sá. Lá irá conhecer a Capela de Santana, na vila do rio do Engenho que dizem ter sido erguida em 1548 pelos jesuítas, em estilo neoclássico e é considerada uma das mais antigas capelas rurais do Brasil.

O barco dá a volta para descer o rio do Engenho até encontrar o rio Cachoeira. Na margem direita está o Horto Havaí, uma reserva particular de fauna e flora, onde os turistas são recebidos com drinques de boas vindas. Ou ainda, pode-se desfrutar das corredeiras do rio do Engenho. No mês de novembro, realiza-se a Festa de Nossa Senhora de Santana neste local.

O embarque deste passeio é na Praça Maramata (bairro do Pontal/Ilhéus). Segue-se de chalana pelo rio do Engenho, até o povoado de Engenho de Santana.

 

Jardim Botânico Mata da Esperança

As trilhas são um convite para passear de bicicleta ou a pé, podendo-se desfrutar das belezas naturais de um jardim botânico com suas espécies vegetais e animais da Mata Atlântica, além das cachoeiras. Quem vai lá, ainda pode ouvir a história da represa do antigo Engenho da Esperança, do qual atualmente restam alguns vestígios.

Para chegar lá, segue pela Avenida Itabuna em direção à rodoviária de Ilhéus e entrar na Avenida Nova Esperança, que dá acesso ao Jardim Botânico.

 

Fazenda Primavera - Ilhéus

Com um museu particular, onde guarda documentos raros, dentre eles, o da doação da sesmaria a seus ancestrais portugueses e alemães. O proprietário recebe pessoalmente as pessoas que lá vão visitar. Na fazenda ainda é possível conhecer todo o ciclo do cacau, desde a plantação, a colheita até o beneficiamento, que é o aproveitamento das amêndoas, o processo de fermentação e secagem nas barcaças, a medição, o ensacamento e a retirada do mel para fazer geleia e a polpa que é congelada para suco. Parte das sementes é aproveitada na confecção de chocolate caseiro. A fazenda possui restaurante e apresentação de shows regionais.

Para chegar lá basta sair de Ilhéus seguindo pela BR-415 (Rodovia Ilhéus/Itabuna). No km 20, entrando à esquerda, chega-se à fazenda Primavera.

Descubra estes atrativos e muito mais. Venha para Ilhéus. Nós da pousada Praia Bela estamos te esperando de braços abertos!


57 visualizações0 comentário
bottom of page