Buscar
  • Praia Bela

Você sabe o que a água de coco pode fazer por você?


A água de coco possui inúmeros benefícios. Se você gosta deste suave sabor, pode aproveitar como alternativa de baixo teor de açúcar para substituir refrigerantes e outras bebidas que não fazem bem à saúde. Por possuir baixa caloria, é bastante refrescante para consumir em um dia quente e para ajudar na hidratação do corpo, além disso possui um nutriente principal, que é o potássio e até 10% do que é necessário por dia de cálcio e magnésio.

Entre outros benefícios para a saúde da água de coco, estão:

– Redução da pressão arterial;

– Perda de peso;

– Aumento do desempenho atlético;

– Redução de Colesterol;

– Redução da celulite;

– Desintoxicação

– Relaxamento muscular.

Água de coco e o esporte

Por a água de coco ser rica em potássio, é uma grande substituta de eletrólito, por isto ainda tem sido muito utilizada para a hidratação em certas situações de emergência. A água de coco possui menos carboidratos se comparada com outras bebidas esportivas, pois ela possui cerca de 4,5% de carboidratos, enquanto outras bebidas esportivas podem conter de 6% a 8% de concentração de carboidratos. Isto é muito bom para os atletas controlarem a ingestão de açúcar e hidratar o corpo após um exercício físico.

Pressão Arterial

Um estudo de 2005 descobriu que indivíduos que beberam água de coco por duas semanas, teve a pressão arterial sistólica 71% menor e a pressão arterial diastólica 29% também menor. O elevado teor de potássio da água de coco levou os investigadores a analisar os potenciais benefícios para a redução do risco de doença cardiovascular. O potássio é capaz de neutralizar o efeito do sódio no corpo, ajudando a baixar a pressão arterial.

Colesterol e triglicérides mais baixos

Em 2006 durante um estudo, cientistas descobriram que ratos que receberam água de coco tiveram uma chance menor de ter ataque cardíaco. A água de coco ajudou a diminuir os níveis de triglicérides, colesterol total e colesterol LDL. Além disso, os benefícios da água de coco ajudariam os ratos a se recuperarem mais rapidamente, caso tivessem um ataque cardíaco. Os pesquisadores acreditam que o benefício pode estar relacionado ao teor de potássio, cálcio e magnésio na água; todos os eletrólitos que desempenham um papel em ajudar a manter a saúde do coração

Ajuda na Desintoxicação

Inadequada hidratação leva ao acúmulo de toxinas em nossos corpos, porque o fígado e os rins – órgãos desintoxicantes – são incapazes de funcionar adequadamente sem uma boa água. O corpo humano possui uma incrível habilidade para se desintoxicar, se fornecidos os nutrientes corretos para isso. Por isso a desidratação resultante da perda de água ou eletrólitos leva à fadiga, irritabilidade, confusão e sede extrema. Estes sintomas são resultados da incapacidade do rim em liberar adequadamente toxinas para fora do sistema. A ingestão de líquidos incluindo água de coco, pode ajudar a prevenir a desidratação e manter a capacidade de desintoxicação natural do corpo.

Reduz o estresse e a tensão muscular

Pode ser quase tão bom quanto uma massagem! Alguns dos eletrólitos encontrados na água de coco, especificamente cálcio e magnésio, podem ajudar com o estresse e a tensão muscular. Muitas pessoas perdendo esses minerais críticos em nossas dietas, tornando o gerenciamento de estresse ainda mais desafiador. Além de manter fortes os dentes e ossos, o cálcio ajuda no relaxamento do músculo liso. A ingestão adequada de cálcio pode ajudar a manter todos os nossos músculos relaxados, incluindo o nosso músculo cardíaco, diminuindo o risco de ataques cardíacos. Já o magnésio tem sido apelidado de “relaxamento” mineral. Sua principal função é em relação ao sistema nervoso parassimpático, a parte do sistema nervoso que nos ajuda a relaxar. O magnésio também ajuda com a formação de serotonina, o hormônio que faz nos sentirmos bem.

Como você pode perceber, a água de coco é uma bebida segura, saudável e pode te ajudar a se manter hidratado.


98 visualizações

Rodovia Ilhéus - Olivença - KM 2,5 - Praia dos Milionários