Buscar
  • Praia Bela

Bagagem de mão: a sua mala está dentro do limite?



Sabe o controle do tamanho da bagagem de mão? Antes era feito no portão de embarque, a partir de agora o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque, no ponto onde é feita leitura óptica do cartão


Até então, os funcionários estão fazendo um controle digamos que, "educativo", utilizando gabarito para mostrar ao passageiro que a mala está fora do tamanho e precisa ser substituída para evitar problemas no futuro.


Quanto esta fase chegar ao fim o passageiro que estiver com mala fora do tamanho permitido vai precisar voltar à área de check-in para despachar a bagagem.


Mesmo se voltar a gratuidade em todas as tarifas, é provável que muita gente que tenha experimentado a praticidade de viajar só com mala de mão continue evitando despachar bagagem.



Você sabe quais as medidas que devem ser respeitadas?


Tamanho permitido: 35 x 25 x 55 cm

(comprimento x largura x altura)

Peso permitido: Até 10 Kg






As empresas aéreas brasileiras entraram em um consenso e tornaram padrão as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (somando as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.


No Brasil existe uma diferença em relação às medidas aceitas pelas empresas europeias. Na Europa, as medidas são 55 cm de comprimento x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade. Essas malas do padrão europeu não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.


Obs.: Há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais, mas a pesagem ainda não está sendo exigida.


Como acomodar a mala de mão no bagageiro

O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é como mostrado na imagem acima, com as rodinhas para trás. Desta maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três ou até quatro malas por compartimento. Nestes aviões, existe espaço para uma mala por pessoa. E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.


E as bolsas e mochilas?

Não é só com uma mala que é possível viajar. É possível viajar com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as empresas aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro. Se você colocar sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.


Então, esteja preparado com essas dicas. Se vier a Ilhéus, hospede-se aqui na Pousada Praia Bela!

50 visualizações

Rodovia Ilhéus - Olivença - KM 2,5 - Praia dos Milionários