Buscar
  • Gabriel Rosa

Capoeira em Ilhéus


A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

A Associação de Capoeira Liberdade é uma entidade não-governamental que através da arte de capoeira dissemina cultura e valores, buscando formar cidadãos de bem. Foi criada em 1997, com o objetivo de desenvolver diversas atividades com crianças, jovens e adultos do bairro da Conquista em Ilhéus, além de promover o ensino de capoeira em diversas escolas do município.

Em ilhéus a capoeira é muito popular entre os cidadãos por fazer parte da cultura local, apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um auto conhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites.

A Pousada Praia Bela apoia o esporte e a cultura!


0 visualização

Rodovia Ilhéus - Olivença - KM 2,5 - Praia dos Milionários