Buscar
  • Gabriel Rosa

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil




A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais estavam de passagem por Guaratinguetá. Três pescadores foram convocados pela Câmara de Guaratinguetá para lançar as redes no rio e pescar peixes.

Em meados de Outubro no tempo não era bom para pescar peixes então, os pescadores que não queriam contradizer o pedido começaram a rezar pedindo proteção e bênção da Virgem Maria, após diversas tentativas sem sucesso os pescadores jogaram novamente a rede no rio o pescaram o corpo de uma imagem, logo em seguida lançaram novamente a rede e pescaram a cabeça que se encaixou perfeitamente no corpo. Ao lançarem novamente a rede no rio os pescadores conseguiram pescar abundantes peixes foram tantos peixes que o barco quase virou.

A imagem ficou guardada com um dos pescadores até que o mesmo presenteou o filho o qual realizou um oratório simples para agradecer. Aos poucos a devoção pela Santa foi se espalhando pelo Brasil, primeiro nas casas, depois vieram as construções primeiro de uma capela, depois uma basílica, e hoje temos o quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida que fica localizado na cidade de Aparecido, interior do Estado de São Paulo.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil em 16 de Julho de 1930 pelo papa Pio XI. No dia 12 de Outubro de 1980 foi proclamado feriado de consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II, o Brasil se rendeu ao amor incondicional da “Mãe Negra”.

17 visualizações

Rodovia Ilhéus - Olivença - KM 2,5 - Praia dos Milionários