Buscar
  • Praia Bela

O que fazer em Ilhéus?


Conhecida com a capital turística da Costa do Cacau e considerada por muitos como o terceiro maior ponto turístico da Bahia, Ilhéus é repleta de pontos turísticos, alguns deles, patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros e povoados, que juntos às suas belíssimas praias formam um espetáculo à parte. Além das praias, Ilhéus é conhecida mundialmente pelas linhas escritas por Jorge Amado, famoso escritor baiano que deu vida a Gabriela Cravo e Canela.


Dentre as diversas opções de lazer em Ilhéus podemos destacar algumas:



PRAIAS DO LITORAL SUL


Conhecida pelos surfistas, nestas praias é possível encontram ondas perfeitas. As praias do litoral Sul chamam a atenção pela beleza e pela infraestrutura. As mais concorridas ficam no distrito de Olivença, como Back Door e Batuba.



CENTRO HISTÓRICO


Casarões preservados, palacetes e igrejas em estilo neoclássico abrilhantam o Centro Histórico de Ilhéus e relembram os bons tempos da era do cacau, no início do século 20. Entre as atrações estão a Casa de Cultura Jorge Amado, instalada na residência onde o escritor morou, os templos de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus. Para completar o passeio, vale uma visita no Bar Vesúvio, que ganhou fama internacional com o romance Gabriela Cravo e Canela, e o cabaré Bataclan, hoje transformado em espaço cultural.



FAZENDAS DE CACAU


As fazendas de cacau da região oferecem visitas guiadas que apresentam todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita. Os passeios costumam incluir degustações e ou refeições tipicamente baianas. As fazendas mais procuradas são Provisão, Yrerê e Primavera. Esta última foi cenário da novela renascer e oferece ainda trilhas para caminhadas ecológicas, passeios de charrete ou a cavalo e visita a um pequeno museu que reúne objetos utilizados pelos artistas da novela e relíquias centenárias. Algumas fazem parte da Estrada do Chocolate.

Leia nossa matéria sobre a Estrada do Chocolate clicando aqui!



MERCADO DE ARTESANATO DE ILHÉUS


O espaço oferece 71 lojas que vendem produtos manufaturados na região. Entre os destaques estão as camisetas pintadas a mão, as tapeçarias e as peças em crochê.



APRECIAR A CIDADE DOS MIRANTES


Com uma geografia peculiar, a cidade oferece vistas incríveis que podem ser apreciadas dos mirantes. Um deles é o Mirante do Canhão (praça do Cadete, s/n) que revela a Baía do Pontal. Já do Mirante da Piedade é possível apreciar a praia da avenida Soares Lopes e boa parte da cidade. Parando ali, aproveite para conhecer também o imponente prédio do Convento da Piedade, com igreja e museu.

Quando seu destino for Ilhéus, não deixe de entrar em contato conosco!

110 visualizações

Rodovia Ilhéus - Olivença - KM 2,5 - Praia dos Milionários