Buscar
  • Gabriel Rosa

Você sabe a origem do aniversário?


De origem latina a palavra aniversário é a junção das palavras annus (ano) e vertere (voltar) e significa aquilo que volta todos os anos. O aniversário tem origem pagã e relação com a magia e religião, as velas são símbolo de ligação espiritual e proteção.

O hábito de comemorar a data do nascimento teve início na Roma Antiga, os tradicionais bolos surgiram na Grécia pelos adoradores da Deusa da caça Ártemis que tinham como costume levar para a Deusa um bolo redondo que simbolizava a lua com várias velas por cima.

Nas sociedades primordiais as comemorações eram restritas na Grécia e no Egito era apenas para deusas e faraós, na Roma para o Imperador e sua família. Foi na Alemanha na Idade Média que os festejos começaram a se tornar mais tradicionais pois os camponeses começaram a festejar os aniversários dos filhos com bolo e velas uma com a idade da criança e outra que simbolizava a Luz da Vida.

Na Idade Média as pessoas acreditavam que existia espíritos bons e maus, e existia a crença que nos aniversários os espíritos maus causasse mal para o aniversariante, por isso ficar rodeado de amigos e familiares o protegiam. Oferenda de presente causavam uma maior proteção e junto com a refeição ajudava na presença dos espíritos bons. As festas de aniversário desse tempo tinha como objetivo proteger o aniversariante do mal.

Hoje em dia as festas de aniversário tem como objetivo celebrar mais um ano de vida na companhia de amigos, familiares e pessoas importantes na vida do aniversariante. E que tal passar essa data tão legal com a gente na Pousada Praia Bela?! Faça sua reserva: email : reservas@praiabela.com.br , tel 73 3632 7022 , cel/whatsapp 73 9 9911 7022.

73 visualizações

Rodovia Ilhéus - Olivença - KM 2,5 - Praia dos Milionários