Um passeio para ser feito em Ilhéus!

May 18, 2018

 

Ilhéus é uma cidade linda por natureza e possui uma história marcante na época dos coronéis do cacau. Uma caminhada a pé no centro da cidade é possível conhecer boa parte da história da cidade, com alguns pontos turísticos e algumas estruturas neoclássicas.                                                                                            

Conheça alguns pontos históricos a serem visitados:

 

-Palácio Paranaguá

Atualmente é uma das secretarias da prefeitura da cidade, mesmo que já tenha passado por algumas reformas, suas quatro fachadas neoclássicas são históricas, refletindo uma época rica de Ilhéus em seu auge do cultivo do cacau.  Ali deverá ser implantado o Museu da Capitania, que deve reunir documentos, móveis e bens culturais desde o período das Capitanias Hereditárias.
 

 

-Igreja de São Jorge

é uma construção do final do século XVII. É uma Igreja de relevante interesse histórico e arquitetônico, com nave, capela-mor, corredor e lateral, sacristia e torre, do lado esquerdo. Fica no centro da cidade.

 

 


-Palacete de Misael Tavares, casa de Tonico Bastos

O Coronel Misael Tavares, foi um dos coronéis importante na época do cultivo do cacau em Ilhéus, ele deu início à essa construção em 1914, com o intuito de construir a residência de sua família. Atualmente o prédio é utilizado pelos maçons, abrigando a loja maçônica. Misael deixou uma série de outras obras na cidade.

Próximo se vê frente da casa de Tonico Bastos, personagem de 'Gabriela, Cravo e Canela'. Hoje o endereço é comercial.

 

 

 

-Rua Lavigne de Lemos

Foi calçada com pedras importadas da Europa, o qual lhe deixou famosa por isso, é a rua que liga o palacete Misael Tavares até a Catedral. Possui esse nome porque foi construída por Antonio Lavigne de Lemos.

 

-Teatro Municipal

O teatro foi inaugurado em 1932, e até hoje continua com a mesma fachada, mas dentro do teatro está todo renovado, oferecendo ao público galeria de arte e programação cultural.
 

 

 

 

 

-Catedral de Ilhéus

A catedral foi inaugurada em 1967, levou mais de trinta anos para ser construída. É sem dúvida, o símbolo da cidade de São Jorge dos Ilhéus e ponto de atração turística dos mais importantes.
 

 

 

-Casa de Jorge Amado

Onde o autor morou e viveu por muitos anos, no centro de Ilhéus. Em sua homenagem, a construção em estilo neoclássico foi transformada em Casa de Cultura. O turista é acompanhado em uma visita guiada, na qual conhece alguns cômodos da casa e aprende sobre a vida e algumas peculiaridades de Jorge Amado. A casa preserva alguns elementos originais, como partes do piso, escadas e janelas, e a visita é imperdível para os fãs do escritor.
 

 

-Bataclan

Representa parte da história de Ilhéus. Imortalizado nas obras de Jorge Amado, teve seu auge entre 1926 e 1938, frequentado por coronéis do cacau, marinheiros e intelectuais. O cabaré também funcionava como salão e cassino,  foi palco de muita música, diversão, mulheres e bebida. Considerado o mais famoso do Brasil, passou por reforma conservando ao máximo sua arquitetura, agora funciona um restaurante, um espaço para vendas de artesanatos e um espaço para evento. Tudo isso mandando o passado do casarão em perfeita harmonia.

 

 

Vale lembrar que os pontos de baixo é melhor ir de carro, por terem ladeiras longas.
 

-Mirante do Canhão

O lugar para quem quer ter a experiencia de ver a baia do pontal toda. Um lugar muito bonito para se tirar fotos. 

 

 

-Mirante da Piedade

Esse mirante já te permite ver a praia da avenida Soares Lopes e boa parte da cidade, também um lugar muito lindo para se visitar e tirar lindas fotos de lembrança. Bem pertinho do famoso prédio do convento da Piedade.

 


-A História do prédio / Igreja da Piedade

Antigo convento, o prédio com a mesma fachada atualmente é uma escola e também uma igreja. Muito bonito de se conhecer.

 

 

 

 

-Capela de Nossa Senhora de Lourdes

Fica na ladeira do Outeiro, feita em pedras aparentes, um outro ponto lindo de se conhecer, de lá também é possível observar a praia e a cidade.

 

 

 

 

 


Após o passeio pela cidade, nada melhor do que ir se hospedar na Pousada que é um sonho, com um serviço de excelência e uma estrutura completa. Tudo para o seu conforto e comodidade. Bem em frente a uma das melhores praias da cidade, a Praia dos Milionários.

 

 

 

Venha para Ilhéus e hospede-se na Pousada Praia Bela!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Filtro solar em mãos e muito sol.

August 22, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags