Ecoturismo em Ilhéus! Venha conhecer!

May 13, 2019

Você provavelmente imagina que ao viajar para a Bahia irá encontrar somente praias paradisíacas e comida regional com bastante dendê não é mesmo? Errou! Conhecer mais a fundo a Costa do Cacau no sul do estado, é sair do óbvio e se surpreender. Cachoeiras, trilhas, fazendas antigas e até um vilarejo quase fantasma são algumas das incríveis surpresas.

 

Escolhemos alguns atrativos para que você pode desfrutar do ecoturismo na região de Ilhéus.

 

 

 

Surf

 

Ilhéus é conhecida por ser um dos points do surf do Nordeste brasileiro. Dificilmente as ondas ultrapassam 6 pés, mas a qualidade das praias nunca deixam a desejar. Dentre as praias mais frequentadas para o surf, destacamos:

 

Batuba – Tem boa formação de onda para os dois lados. Essa praia é a mais frequentada pelos surfistas locais de Olivença.

 

Back Door – Entre os meses de maio até meados de setembro, quando costumam entrar grandes ondulações de sul e sudeste, paredes extensas com sessões de tubos e manobras fazem a festa dos surfistas da região.

 

Milionários – Fica situada na estrada que liga Olivença a Ilhéus. Tem boa formação para ambos os lados e é bastante frequentada pelos surfistas vindos de Itabuna, uma cidade vizinha a Ilhéus.

 

Catedral –  A principal praia dos surfistas de Ilhéus, a Catedral é o pico mais acessível da cidade, pois o mesmo está praticamente no seu centro. Nesse pico quebram boas ondas para os dois lados e o fundo é de areia.

 

Hawaizinho – Segundo os locais, este é o melhor pico da região, fundo de areia formado pela foz do rio Almada rolam ondas com  excelente formação para os dois lados.

 

 

 

 

Engenho Santana

 

Ao navegar no rio do Engenho a bordo de uma chalana, você pode avistar a Av. Dois de Julho, uma antiga zona portuária e comercial que hoje abriga bares e restaurantes, o porto antigo, e também o hidroporto, além de passar pela ponte Lomanto Júnior - que liga Ilhéus ao bairro Pontal. Este caminho mostra de perto as belezas históricas da região, como a enseada Sapetinga e o canal Fundão que foi construído pelo Jesuítas para facilitar o acesso das canoas que traziam o cacau da Bacia do rio Almada para o porto.

 

Os manguezais fazem parte do caminho ao povoado do Engenho de Santana, que pertenceu à Condessa de Linhares, filha de Mem de Sá. Lá irá conhecer a Capela de Santana, na vila do rio do Engenho que dizem ter sido erguida em 1548 pelos jesuítas, em estilo neoclássico e é considerada uma das mais antigas capelas rurais do Brasil.

 

O barco dá a volta para descer o rio do Engenho até encontrar o rio Cachoeira. Na margem direita está o Horto Havaí, uma reserva particular de fauna e flora, onde os turistas são recebidos com drinques de boas vindas. Ou ainda, pode-se desfrutar das corredeiras do rio do Engenho. No mês de novembro, realiza-se a Festa de Nossa Senhora de Santana neste local.

 

O embarque deste passeio é na Praça Maramata (bairro do Pontal/Ilhéus). Segue-se de chalana pelo rio do Engenho, até o povoado de Engenho de Santana.

 

 

 

Jardim Botânico Mata da Esperança

 

As trilhas são um convite para passear de bicicleta ou a pé, podendo-se desfrutar das belezas naturais de um jardim botânico com suas espécies vegetais e animais da Mata Atlântica, além das cachoeiras. Quem vai lá, ainda pode ouvir a história da represa do antigo Engenho da Esperança, do qual atualmente restam alguns vestígios.

 

Para chegar lá, segue pela Avenida Itabuna em direção à rodoviária de Ilhéus e entrar na Avenida Nova Esperança, que dá acesso ao Jardim Botânico.

 

 

 

Fazenda Primavera - Ilhéus

 

Com um museu particular, onde guarda documentos raros, dentre eles, o da doação da sesmaria a seus ancestrais portugueses e alemães. O proprietário recebe pessoalmente as pessoas que lá vão visitar. Na fazenda ainda é possível conhecer todo o ciclo do cacau, desde a plantação, a colheita até o beneficiamento, que é o aproveitamento das amêndoas, o processo de fermentação e secagem nas barcaças, a medição, o ensacamento e a retirada do mel para fazer geleia e a polpa que é congelada para suco. Parte das sementes é aproveitada na confecção de chocolate caseiro. A fazenda possui restaurante e apresentação de shows regionais.

 

Para chegar lá basta sair de Ilhéus seguindo pela BR-415 (Rodovia Ilhéus/Itabuna). No km 20, entrando à esquerda, chega-se à fazenda Primavera.

 

Descubra estes atrativos e muito mais. Venha para Ilhéus. Nós da pousada Praia Bela estamos te esperando de braços abertos!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Filtro solar em mãos e muito sol.

August 22, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo